segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A palavra da vez é...



A palavra da vez é Sincronicidade: conceito bastante complexo do grande teórico da psique e muito importante na minha formação de psicólogo, Carl Gustav Jung. Sincronicidade é um termo desenvolvido por Jung para definir coincidências no tempo de dois ou mais eventos, sem relação causal, mas com o mesmo conteúdo de significado. Engraçado por que a todo  momento eu me pego pensando em certas “coincidências” que acontecem  e percebo como o mundo tenta  manter uma ordem, uma homeostase natural no que se refere a tempo, lugar, espaço e estado de espírito. 

Bom, eu era um mero estudante de psicologia e aspirante a músico há 8 anos, tinha uma banda de punk-rock nos fins de semana, e havia formado outro grupo que veio a se chamar Canto dos Malditos na Terra do Nunca. Saudade boa desta época em que as únicas preocupações eram com as notas baixas na faculdade, ou com o toco da não tão futura namorada, ou quando o nosso show não havia saído como planejávamos. No meu último ano de faculdade, exatamente último ano de faculdade, a não muito promissora Canto dos Malditos deu um salto tremendo e conseguiu fazer duas viagens a São Paulo para se apresentar em um programa de televisão e abrir shows de artistas consolidados no nosso Brasil de meu Deus, como Ira e Nando Reis; chegamos também a abrir o show da banda inglesa Placebo. Em todo este ano eu conciliava o meu último período de faculdade de psicologia - atendimento terapêutico no serviço de psicologia, trabalho de conclusão de curso para dar conta e disciplinas a concluir - e os shows pelo Brasil afora, coisa de louco. Bom, o mais interessante ainda está por vir. Chega o tão esperado dia, a formatura, e o não menos esperado contrato com uma grande gravadora multinacional. Como assim? Me formei em um dia e assinei um contrato para gravar um cd na “Cidade Maravilhosa” no dia seguinte, e com todo um “planejamento” de morar na terra da garoa. Que beleza, heim? E tudo isto com as bênçãos da Rainha do mar. Colei grau no Teatro Yemanjá, e a reunião para a assinatura dos contratos foi em um restaurante de mesmo nome, Yemanjá. 

O que eu percebo é que há uma força cósmica e misteriosa que parece dar sentido a todos os eventos, conectando-os entre si. O próprio Jung já dizia que eventos sincrônicos acontecem pela simultaneidade de um estado psíquico com um ou vários acontecimentos que aparecem como paralelos significativos de um estado subjetivo momentâneo e, em certas circunstâncias, também vice-versa. Interessante pensar na importância que tiveram os eventos relatados e a gama de possibilidade que estes me ofereceram, e sigo até hoje: com a psicologia, em que percorro um caminho, sinuoso, mas muito bonito e é assunto para ser vivido aqui no blog em outro momento, com a música, não tão freqüente quanto outrora, mas sempre presente na minha vida, e com São Paulo, este me deixa uma Saudade...

4 comentários:

  1. Leo! Muito legal seu blog, viu?
    Seguindo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Se vc soubesse o quanto que estamos em sincronicidade nesse momento, brother... :)

    ResponderExcluir
  3. Porra Teco, que bom, meu velho que estamos no mesmo ritmo. Agora só falta sair esse punkrock pra completarmos esse movimento sincrônico.

    Que bom que você gostou, Vanessa. Como faz pra seguir? Eu ainda estou pegando a manha dessa ferramenta aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pronto Leo! Agora já somos seguidores ;D rsrsrs. Abraços e que venham novos textos!

    ResponderExcluir